O setor farmacêutico tem relevância desde sempre na sociedade, mas as farmácias também têm a necessidade de se modernizar caso queiram estar em pé de igualdade com as concorrentes.
Por isso, a Hyperfarma demonstra agora diversas técnicas imprescindíveis para que esses estabelecimentos melhorem os serviços prestados.
Manter a simpatia com os clientes
Há muitos anos, os comerciantes e funcionários desse segmento procuravam atender aos clientes sempre com bastante atenção, demonstrando delicadeza e respeito.
Infelizmente, ficam cada vez mais comuns os episódios em que os consumidores são destratados dentro de alguma loja, inclusive dentro de farmácias.
Por isso, ser atencioso com os consumidores se tornou uma forma de inovar. Afinal, ninguém deseja ser tratado com indiferença ou grosseria, ainda mais quando está gastando dinheiro.
No caso do segmento farmacêutico, é preciso ter ainda mais tato: as pessoas que procuram as farmácias, muitas vezes, estão fragilizadas por causa da sua condição de saúde e elas voltarão ao estabelecimento se sentirem-se acolhidas.
Oferecer espaço para que os clientes deem suas opiniões
Por mais que as farmácias pensem em formas de inovar, a inovação verdadeira está em ouvir os seus consumidores e fazer o possível para que eles estejam satisfeitos. Dessa forma, manter um constante canal de reclamações e sugestões é indispensável.
Muitas vezes, esses canais são disponibilizados pela Internet, no site da farmácia. No entanto, vale a pena deixar um bloco e uma urna no balcão de atendimento e oferecer a todos os que são atendidos a possibilidade de deixar manuscrita a sua reclamação, sugestão ou elogio.
Oferecer um clima de positividade
Como já mencionado, a farmácia é um lugar muitas vezes associado à venda de remédios e à doenças. Por isso, é interessante que a experiência de ir até a farmácia se torne mais agradável aos clientes.
Há várias formas de conseguir isso, como decorando a farmácia de acordo com a época do ano. Porém, não se fala aqui de uma ou duas bandeirinhas de festa junina, por exemplo, mas sim de uma decoração caprichada.
Colocar uma música ambiente relaxante e orientar os funcionários do caixa e do balcão a ser bastante cordiais também fará a diferença.
Procurar ter o máximo de variedade possível
Quando o consumidor passa pela experiência de ir diversas vezes a uma farmácia e não encontrar o que precisa, ele acaba deixando de voltar. Por isso, um dos caminhos para inovar nas vendas é ter o máximo de variedade possível.
Isso inclui tanto os medicamentos quanto os demais produtos que as drogarias vendem, como maquiagem, produtos para bebê, shampoos, polivitamínicos e muito mais.
Disponibilizar venda pelo app/entrega
A venda pelo app se tornou a queridinha dos consumidores e, por isso, a farmácia que ainda não tem um aplicativo ou não se cadastrou para oferecer delivery precisa correr.
Também vale a pena disponibilizar a opção de retirar os produtos na farmácia: assim, o consumidor não precisa pagar a taxa de delivery, mas gasta menos tempo no estabelecimento, bastando retirar o que comprou.